Felicidade Dependente


As pessoas não precisam das outras, digo, ninguém é obrigado a depender emocionalmente de outra pessoa para estar feliz. Felicidade é estado do ser, não o ser em si.

É claro que nós podemos criar laços afetivos com muitas pessoas no decorrer da vida, mas transformar esses laços em cabos de sustentação do nosso equilíbrio emocional é uma manobra arriscada.

Felicidade dependente não é felicidade real. É transferência. É dado a uma pessoa a responsabilidade de criar felicidade para outra, mas e quando a primeira já não faz a segunda feliz? Um mundo em ruínas se forma.

Quando seu equilíbrio depende de uma outra pessoa e esta por sua vez não consegue segurar esse peso, o equilíbrio desaparece, suas emoções tremem até que tudo ao seu redor começa uma queda já prevista.

Essa é a felicidade real. Saber que está feliz, mas que de repente pode não estar mais. E tudo bem. O equilíbrio está em conseguir se manter de pé na alegria e na tristeza, sozinha.

Construa seus cabos de sustentação independentes. Crie bases tão sólidas que se uma rachar, não afeta as outras.

Mas e os laços emocionais? Bom, pessoas vem e vão. Deixe que surjam, mas lembre-se que laço se desfaz, o que sufoca é o nó cego da dependência.

Seja livre junto aos outros. Esteja feliz hoje!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lua em (Des)equilíbrio

Dezoito é só o começo